Fale com a gente   47 3351-4266

Proteção das Mãos

Proteção das Mãos


Quando utilizar e quais os tipos de materiais!

Proteger as mãos dos trabalhadores contra riscos mecânicos (abrasão, corte, rasgamento e perfuração), riscos químicos, riscos térmicos (calor e frio) e riscos biológicos é função das luvas de segurança. Para a seleção do material é essencial avaliar riscos, atividades e o tamanho das mãos do usuário.

Materiais e texturas diversas estão disponíveis no mercado, mas as principais novidades estão mais voltadas para os tipos de construções da luva do que necessariamente a novos materiais. O aspecto ergonômico e a associação entre diferentes tipos de proteção como mecânica e química são fatores considerados. Um exemplo é o desenvolvimento de luvas que favorecem o manuseio de pequenas peças e ao mesmo tempo protejam da contaminação química. Busca-se aliar durabilidade, conforto e um melhor dimensionamento do custo-benefício.

MALHA DE AÇO:

Com resistência mecânica pesada, protege contra agentes cortantes. Deve ser inoxidável sem a possibilidade de corrosão. O aço também deve ser de boa qualidade, aliando resistência e menor peso, e seus elos devem ser trançados e soldados.

Usada em abatedouros, açougues, frigoríficos e peixarias no contato com os discos de cortes, afiação de facas e desossa da carne.

COURO (RASPA/VAQUETA), TECIDO (LONA/ALGODÃO), POLIAMIDA-TECIDO (LONA/ALGODÃO/POLIAMIDA):

Um dos pontos fortes da luva composta por couro é a proteção contra perfuração. As de algodão podem apresentar revestimentos em látex natural, poliuretano e outras substâncias para aumentar a sua resistência contra os riscos mecânicos.

Usada quando há contato com agentes abrasivos e escoriantes. Por exemplo, operações em máquinas e manuais, transporte, manuseio e lixamento de chapas metálicas, coleta de lixo e outras operações.

PARA-ARAMIDA E FIBRA DE VIDRO REVESTIDA COM POLIETILENO:

Possui alta resistência mecânica. Podem ser usadas sozinhas ou em conjunto com outras fibras, como fio de aço inoxidável ou elástico. Protege de riscos de corte, abrasão ou dilaceração.

Com fio elástico permite precisão dos movimentos, como na linha de montagem de pequenas peças eletrônicas. Com fio de aço inoxidável, usada em trabalho com lâminas ou chapas cortantes.

COURO TRATADO, FIBRAS ARAMIDAS, TECIDOS MISTOS (PARA-ARAMIDA E CARBONO), CERÂMICOS:

Quando há exposição a temperaturas extremas, impede a ocorrência de queimaduras, como por exemplo, no manuseio de peças aquecidas.
Utilizadas em trabalhos com fornos, fundição, injetoras de plástico, padarias, estufas, soldagens, quando há contato com agentes térmicos e exposição ao calor a partir de 48Cº.

ALGODÃO OU NYLON COM REVESTIMENTO:

Produzidas em malha de algodão ou nylon, podem ou não receber revestimento em PU, látex natural, nitrílico, entre outros, na palma da mão e/ou dorso.
As de algodão com borracha vulcanizada na palma servem para setores que exigem alta resistência à abrasão, rasgos e perfurações. Já as de nylon banhadas em látex nitrílico ou PU proporcionam conforto e maleabilidade aliados à impermeabilidade da palma.

LÁTEX NATURAL NITRÍLICO OU VINYL:

Para procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos visa à proteção contra agentes biológicos. Látex para procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos; nitrílica ou vinyl para não cirúrgicos.
Utilizadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, profissionais de laboratórios. Sempre em procedimentos das áreas médica, hospitalar e odontológica.

EM PVC, LÁTEX NITRÍLICO E NATURAL, NEOPRENE E OUTROS:

Recomendadas para trabalho com produtos químicos e/ou abrasivos. Devem-se respeitar as tabelas químicas dos fabricantes, que indicam as substâncias a serem manuseadas e os índices de desempenho do material.
Usadas em diversos setores como na indústria farmacêutica, tintas e vernizes, adesivos, cosméticos e petroquímicos, sempre que se manipula um produto químico.

COURO OU FIBRAS COM MATERIAL INTERNO EM POLÍMERO (PALMA):

Possui polímero especial no lado interno para isolar as vibrações. Externamente a luva é em vaqueta ou fibra.
Protege contra vibrações de equipamentos como motosserras, usadas nos cortes de árvores, e marteletes, na construção pesada.

BORRACHA COM CHUMBO (PLUMBÍFERA):

Confeccionada em borracha equivalente a chumbo de 0,50 mm PB. Possibilita total movimento e conforto ao usuário.
Protege de radiações ionizantes existentes em estabelecimentos de saúde, principalmente na atividade dos técnicos e acompanhantes de raios-x.

ISOLANTES DE BORRACHA:

Protege contra choques elétricos e se dividem em seis classes. A menor classe “00” é para uso até 500V e a de maior classe “4”, para uso até 36.000V.
Em concessionárias de energia elétrica ou no setor elétrico de indústrias quando existe contato com eletricidade.

Revisão: Cassio Cozman – Assuntos Regulatórios da Ansell

×

Atendimento via WhatsApp

× Precisa de ajuda?