Fale com a gente   47 3351-4266

Proteção da Cabeça

Proteção da Cabeça


Qual o tipo de capacete ideal para cada função?

O capacete protege a cabeça do trabalhador reduzindo os efeitos do impacto de objetos e a possibilidade de ferimentos. É composto por casco, suspensão e uma tira jugular não obrigatória por norma. O casco geralmente é produzido em polietileno de alta densidade ou ABS. Já a suspensão tem a carneira, em geral, de polietileno de baixa densidade, e coroa do mesmo material ou em tecido.

A escolha requer avaliação dos riscos e conforto desde que observadas suas duas classes: capacetes Classe A que são aprovados para trabalhos de uso geral, e os capacetes Classe B que possuem aprovação para atividades energizadas por serem submetidos ao ensaio de rigidez dielétrica e tensão elétrica aplicada. Os tipos se subdividem em: aba total (Tipo I), aba frontal (Tipo II) ou sem aba (Tipo III). A escolha do tipo de aba não é uma exigência de norma e sim da cultura da empresa.

CAPACETE COM ABA TOTAL (TIPO I):

A aba se estende por todo o contorno do casco protegendo todo o perímetro da cabeça e o rosto. É composto por casco e suspensão (carneira e coroa). O casco pode ser em plástico rígido, resinas prensadas com tecidos (celeron), fibra de vidro com poliéster ou ligas de alumínio.
Usado em indústrias como a siderúrgica, do petróleo e de energia. Protege contra escorrimento de líquidos, contatos com objetos energizados e radiações solares.

CAPACETE COM ABA FRONTAL (TIPO II):

A aba está na parte frontal do capacete protegendo o rosto e os olhos de escorrimento de líquidos, de contatos com objetos energizados e radiações solares. Também composto por casco e suspensão, possui a mesma variedade de materiais do Tipo I.
Utilizado na construção civil, serviços de manutenção e indústria em geral, como, química, petroquímica, alimentícia, bens de consumo e de energia. Sempre em situações em que há risco de bater a cabeça ou para proteger da queda de objetos.

CAPACETE SEM ABA (TIPO III):

Como não tem aba, protege apenas a cabeça. Possui casco e suspensão e a mesma variedade de materiais para o casco dos Tipos I e II. Possibilita ter maior campo de visão acima da cabeça.
Recomendado para trabalhos em altura e em espaços confinados. O capacete geralmente possui jugular para manter o capacete na cabeça. Também pode ser usado por praticantes de alpinismo e trabalhadores de áreas florestais.

Revisão: Luiz Eduardo Murakami Pinheiro – Engenheiro para a Área de Segurança Pessoal da 3M do Brasil.

×

Atendimento via WhatsApp

× Precisa de ajuda?