Confira os acidentes de trabalho mais comuns.
Os acidentes de trabalho mais comuns são algumas das principais formas de causar prejuízos financeiros para as empresas, seja por elevarem o FAP, com o pagamento de ações trabalhistas, seja por diminuírem a produtividade devido à insegurança dos funcionários.
Por isso, é fundamental que os gestores identifiquem quais são os principais incidentes que ocorrem. A partir disso, é possível buscar algumas formas de minimizar a sua incidência e, assim, proteger o seu corpo de colaboradores.
Listamos a seguir os três principais acidentes que acontecem no ambiente laboral. Leia e tire as suas dúvidas sobre o tema.
1. QUEDAS
Um dos acidentes de trabalho mais comuns são as quedas, sejam de colaboradores, sejam de objetos que podem causar danos aos funcionários. Os locais em que esse tipo de incidente costuma ocorrer com mais frequência são ambientes de obras, mas não se limitam a eles.
Por exemplo, uma escada escorregadia, sem elementos antiderrapantes, pode fazer com que um dos funcionários, ao tentar acessar o escritório, caia e torça um pé, precisando de um afastamento do trabalho. Outro ponto que pode levar a escorregões são problemas na organização do ambiente laboral. Um colaborador pode cair ao esbarrar em um equipamento deixado em lugar inadequado.
2. LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO
Muitos gestores têm dificuldades para identificar que acidentes de trabalho não são só aqueles relacionados a questões de alto impacto imediato. Por exemplo, o desenvolvimento de doenças de trabalho a longo prazo também é incluído, pela legislação, nessa categoria e gera os mesmos direitos de outros acidentes.
Um dos tipos de doença mais comuns que ocorrem nos negócios são as lesões por esforço repetitivo. É o caso, por exemplo, da tendinite causada por digitação constante nas funções de trabalho sem recursos de ergonomia no dia a dia.
3. USO INCORRETO DE EQUIPAMENTOS E MÁQUINAS
Outro tipo de acidente de trabalho, infelizmente, muito comum, está relacionado ao uso incorreto dos equipamentos e máquinas disponíveis no ambiente laboral. Afinal, muitos maquinários podem oferecer riscos à integridade física dos colaboradores.
Por exemplo, uma máquina de corte na indústria, quando utilizada de forma inadequada, pode causar acidentes que levam, até mesmo, à perda de membros e geram risco de vida devido à intensidade de corte.
Para evitar esses acidentes de trabalho que são mais recorrentes, é importante ter ações preventivas. Todos os pontos que listamos antes são passíveis de serem evitados ou minimizados tomando ações como:
- Treine os seus colaboradores para usar cada equipamento;
- Aplique a ergonomia nas atividades da empresa;
- Faça os exames periódicos, que podem identificar previamente o surgimento das lesões por esforço repetitivo;
- Tenha bons fornecedores de EPIs;
- Adote medidas de proteção contra quedas em altura.
Essas são algumas das diversas medidas que você pode implementar na sua empresa para minimizar os problemas com os acidentes de trabalho mais comuns. Assim, é possível trazer mais segurança e, ao mesmo tempo, garantir outros benefícios, como minimizar o FAP e outros custos relacionados com questões trabalhistas.
Fonte: Website SOC